SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

domingo, 11 de janeiro de 2009

Saxofone: Limpeza e Manutenção


1- Material para limpeza: é essencial na limpeza do saxofone uma flanela macia, limpa e seca. Também é importante uma escova específica para limpeza da boquilha. Alguns músicos também optam por utilizar uma escova secadora que absorve a umidade do interior do saxofone, outros preferem utilizar uma ferramenta para secagem (cleaning swab) que consiste num lenço com uma tira (ou cordão) comprida presa no seu centro e na outra extremidade da tira um peso que é utilizado para passar pelo interior do saxofone a fim de proceder sua secagem e limpeza.

Após tocar seu saxofone, procure passar uma flanela macia por todo o instrumento, corpo e chaves, retirando todo vestígio de umidade e marcas de digitais. É importante ter o cuidado de não deixar essa flanela enroscar nos mecanismos, calços, molas e sapatilhas a fim de evitar qualquer dano ao instrumento.

2- Sempre lave a boquilha após tocar seu saxofone. Para isso utilize uma escova cilíndrica com cabo, específica para este trabalho. Você pode utilizar sabão neutro ou gel dental nessa limpeza. Também pode lavar a palheta, somente com água e secá-la cuidadosamente com pano macio.

É importante ter cuidado ao manusear a boquilha a fim de evitar derrubá-la ou batê-la contra alguma superfície, pois isso pode danificar sua ponta e algumas boquilhas de massa podem até quebrar.

3- Evite a utilização de polidores e outros produtos abrasivos no seu saxofone, pois podem desgastar o acabamento do seu saxofone, seja ele laqueado (verniz), niquelado, prateado ou dourado.

Alguns fabricantes sugerem a utilização de cera automotiva, tipo grand Prix, mas o ideal é evitar usar qualquer tipo de produto, substituindo tudo por uma flanela macia, limpa e seca.

4- Sempre que possível deixe seu instrumento fora do estojo (em suporte apropriado) ou com o estojo aberto em local arejado para proporcionar a completa secagem das sapatilhas. Mas tenha o cuidado de deixar em local que não seja muito quente, nem sob a incidência direta dos raios solares. Também evite deixar ao alcance de crianças ou sobre cadeiras, sofá, cama ou qualquer lugar onde alguém possa sentar-se sobre o saxofone acidentalmente, ou ainda derrubá-lo.

Evite deixar seu saxofone guardado por muito tempo fechado no estojo.

Evite deixar seu saxofone no interior de veículos ou porta-malas, pois o calor pode danificar seu instrumento, desregular sapatilhas ou ainda prejudicar a afinação.

5- Se possível use correias com gancho plástico resistente ou de metal encapado para evitar riscos ou arranhões no seu instrumento.

Outro vilão no aparecimento de riscos é a fivela metálica dos cintos.

6- Use protetores de boquilha adesivos para melhorar o apoio dos dentes, favorecendo sua embocadura. Isso também irá auxiliar a manter sua boquilha isenta de marcas de dentes.

7- Procure fazer um rodízio de palhetas. Na sua próxima compra de palhetas, compre uma caixa, numere as palhetas e utilize-as na forma de rodízio. Assim você não encontrará dificuldade na substituição das palhetas, pois todas se manterão no mesmo nível. Muitas vezes nos acostumamos com uma palheta que já está amaciada e quando precisamos substituí-la é aquele sofrimento. Outro ponto positivo no rodízio é que você dá tempo para a palheta descansar suas fibras e assim manter sua força (e durabilidade) por mais tempo.

8- Procure manter a limpeza do seu saxofone como uma rotina. Dessa forma você estará com seu saxofone sempre limpo e bem cuidado, tornando sua atividade musical um grande prazer. Além disso você estará preservando o seu investimento.

Espero que essas dicas sejam úteis e tornem seu aprendizado e performance muito agradáveis.

0 comentários: