SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

domingo, 11 de janeiro de 2009

Dicas Odontológicas Para Saxofonistas

Dr. Fabio de Sousa Lima


Um dos pontos mais importantes para se obter um som agradável em toda extensão do sax está relacionado com a embocadura. Quando iniciamos a nossa caminhada em descobrir os prazeres do sax, nos deparamos com alguns obstáculos com relação à embocadura. A salivação aumenta (parece um Boxer), a musculatura da face dói (dá vontade de desistir), os dentes superiores ficam sensíveis e os inferiores parecem uma navalha sobre a parte interna do lábio. Isto é uma adaptação pela qual todo o conjunto orofacial passa. Neste artigo estarei abordando alguns tópicos interessantes e que trazem dúvidas a nós amantes do sax.

Embocadura X Salivação

Todo iniciante passa por esse tipo de situação, ou seja, é só começar a tocar que a salivação aumenta. Isso é extremamente constrangedor e interfere na sonoridade. Algumas notas deixam de sair; a boquilha, a palheta e o tudel parecem que estão ligados na torneira. A essa altura o iniciante perde a paciência, acha que isso não vai ter fim... Mas quero dar uma pequena explicação porque isso acontece e o que fazer. Tudo que é colocado no interior da boca gera um estímulo físico e químico. A saliva possui algumas funções importantes (ex: digestiva, lubrificante, tampão, etc...), que atuam especificamente em cada área. Quando a boquilha é introduzida na boca ela gera um estímulo físico, estimulando as glândulas salivares a produzirem saliva. Com o passar do tempo essa salivação diminui (quem não se lembra de quando começou a tocar e babava como um boi). O que vale salientar é que a salivação varia de pessoa pra pessoa, ou seja, cada um apresenta um grau diferente de salivação (uns mais e outros menos). Outro fator importante é sobre o pH da saliva. O normal é um pH neutro (pH = 7,0), mas existem pessoas com saliva ácida (pH <> 7,0). O que isso quer dizer? É que a saliva ácida apresenta um poder de oxidação maior do que as outras. Pra saber qual o tipo de saliva o dentista faz um teste de pH, mas o mais simples é enxugar bem o sax internamente com o auxílio de algum tecido absorvente. Não pense que isso seja frescura! Fazendo isso você estará prolongando o tempo de vida do seu sax.

Embocadura X Musculatura

Este é um ponto muito importante para se tirar um som bonito. Quando começamos a tocar sax toda a musculatura desenvolve uma fadiga. É muito esforço realizado. Chega um momento em que a pessoa não consegue nem envolver a boquilha com os lábios. O ar escapa pelos cantos e conseqüentemente as notas não saem. Isso é uma fase de adaptação. É semelhante quando uma pessoa começa a fazer exercícios em uma academia, dói o corpo todo, mas após 15 dias ela já não sente mais aquelas dores e já pode aumentar a carga dos exercícios. Da mesma forma ocorre com quem toca sax, após a fase de adaptação a “carga” pode ser aumentada. Essa dor ocorre pelo acúmulo de ácido lático na musculatura. Com o passar do tempo esse excesso é reabsorvido pelo organismo e a dor passa. Vale salientar que a musculatura precisa estar em constante exercício, para que não volte o acúmulo do ácido lático. Por isso, uma dica pra quem está começando é treinar essa musculatura quando não está tocando, fazendo movimentos repetitivos como se estivesse fazendo “bico” (essas repetições devem ser feitas até a pessoa sentir o começo da fadiga, descanse um período e volte a fazer esse exercício).

Importante: a embocadura correta é aquela em que se usa o apoio dos dentes superiores sobre a boquilha, se você não faz dessa forma saiba que a sua musculatura estará sobrecarregada e você estará limitado para tocar.

Embocadura X Dentes

Sabemos que os dentes são de grande importância, por isso a ausência de um ou alguns influi diretamente na afinação. Quando analisamos saxofonistas que possuem os dentes anteriores artificiais, seja por uma dentadura ou ponte, o som emitido é completamente diferente de quando os dentes são naturais. Por isso cuide bem de seus dentes para que possa tirar um som legal de seu sax. Já sabemos que o apoio dos dentes sobre a boquilha é muito importante, mediante isso vamos entender um pouco o que a vibração sobre os dentes pode causar. Toda força aplicada sobre os dentes é absorvida pelo periodonto (são fibras que desenvolvem uma função semelhante aos amortecedores) e transmitidas para o osso. A vibração transmitida pela boquilha segue esse caminho: dente –> periodonto –> osso. Por isso, todo esse conjunto (dente + periodonto + osso) tem que estar saudável para que possa suportar as vibrações. É extremamente importante que se faça uso de borrachas amortecedoras sobre as boquilhas, principalmente as de metal, pois são mais duras do que as de massa. Esses protetores existem de várias espessuras, por isso ninguém pode dar desculpas que vai interferir no som. As conseqüências do não uso desses protetores são maiores do que se imagina. A constante vibração sobre os dentes pode causar : mobilidade dental, trincas no esmalte (podendo aumentar até atingir a dentina), inflamação do canal (tendo que ser feito o tratamento de canal, enfraquecendo o dente)... Estou certo de que ninguém quer ter algumas dessas complicações nos dentes ! Por isso, meu caro colega saxofonista, não deixe de cuidar de seus dentes e de usar os protetores. Outros casos que tem incomodado alguns músicos são problemas com dentes desalinhados, alguns mais altos e dos dentes inferiores terem a borda fina (o que machucam demais a parte interna do lábio inferior). No caso de dentes desalinhados o mais indicado é a correção ortodôntica (aparelhos também interferem no desempenho, mas é passageiro) ; no caso de algum dente inferior ser mais alto que os demais; o procedimento mais indicado é o uso de uma pequena e fina placa de silicone encaixada somente nos dentes da frente (essa plaquinha é indicada também para dentes com a borda fina) e para os dentes superiores é usada uma placa semelhante mas de resina. Essas placas são feitas por dentistas (já fiz várias e o resultado é ótimo) e não interferem no som , desde que sejam feitas por profissionais. Não faça como um colega nosso que relatou no fórum que foi ao dentista para lixar os dentes deixando-os nivelados (o pior foi o dentista ter cometido esse absurdo). Como sou dentista e saxofonista já tenho a prática de como essas placas tem que ficar para não interferir no som, mas ao mesmo tempo solucionem o problema.

Espero ter solucionado algumas dúvidas e estou à disposição de todos os colegas músicos para responder a qualquer questão.

Um grande abraço a todos.

Dr. Fabio de Sousa Lima
fabio.slima@terra.com.br

0 comentários: