A Embocadura no Trombone de Vara
Paulo LacerdaProfessor da Escola de Música da UFMG, presidente da Associação Brasileira de Trombonistas e artista Weril.
Publicado na Revista Weril n.º 137
Embocadura Focalizada
Dentre os diversos tipos de embocadura, a focalizada (ver desenho) é a que considero menos nociva, pois é a que melhor direciona o ar através do tubo do amplificador trombone, sem apertar ou mesmo pressionar o bocal contra os lábios superior e inferior. Com uma embocadura focalizada, poderemos melhor atingir todas as regiões do amplificador trombone, sem que ocorram mudanças exageradas ou bruscas da fôrma labial entre as regiões subgraves, graves, médias, agudas e superagudas. Assim o instrumentista/ trombonista poderá obter uma maior resistência e controle dos pequenos movimentos exigidos para os intervalos das regiões.
Uma Embocadura Saudável
Para o trombonista, os dois pontos mais importantes no processo de aprendizagem são o ar e a embocadura. Se o iniciante conseguir superar estes obstáculos logo nos dois primeiros anos de estudos, terá encontrado a solução adequada para a realização da tarefa principal, que é fazer música através do amplificador trombone. Minha experiência através dos anos me mostrou que o começo de qualquer aprendizado é sempre muito importante no nosso caso o trombone de vara. Muitas vezes iniciamos o estudo de forma desfavorável e isso pode nos acarretar empecilhos para a nossa carreira. Por isso, o estudante deve procurar um professor reconhecido, para que o mesmo possa orientá-lo nos primeiros anos do aprendizado.
É sempre bom lembrar que a presença do bom professor torna-se fator de decisão para a carreira profissional ou amadora. O fato de às vezes sermos amadores não significa tocar mal, mas sim não receber cachês como alguém que viva daquela profissão. Enfim, espero que todos possam ter mais uma informação adequada sobre este tópico, tão vital para nós trombonistas. Exercícios Recomendados Natação e Yoga, sempre sob orientação de um professor capacitado.
Bibliografia
Gagliardi, Gilberto
Coletânea de exercícios diários para Trombone; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto
Método para Trombone Tenor; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto
Método para Trombone Baixo; Direitos reservados para o autor.
Lafosse
Méthode complète de Trombone, três vols, Editora Alphonse Leduc.
Derbolowisky, Udo
Respirar Direito; Editora Ediouro.
Coletânea de exercícios diários para Trombone; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto
Método para Trombone Tenor; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto
Método para Trombone Baixo; Direitos reservados para o autor.
Lafosse
Méthode complète de Trombone, três vols, Editora Alphonse Leduc.
Derbolowisky, Udo
Respirar Direito; Editora Ediouro.
PROCURANDO POR PARTITURAS PARA TROMBONE?
ENTÃO CONHEÇA
1 comentários:
"Que suas obras continuem nos trazendo aquela luzinha no fim do túnel." "Uma das melhores paginas que conheci. Espero visitá-lo sempre." E este Site ‚ o melhor que encontrei ate‚ hoje. Quem precisa de ajuda certamente em contra aqui. Vou divulgá-lo bastante. “Encontrei-o procurando por ajuda, e sempre que precisar voltarei.” Este Site ‚ como uma casa de mãe: Quando que a gente passa por perto tem vontade de entrar. Tenho me valido dele sempre. “Visitando o seu Site, fiquei muito contente com o farto material, de alto e ótimo conteúdo.”
"Gosto muito do Site de vocês e turno cada vez mais por pessoas como vocês, que acreditam no ser humano por inteiro."
O seu trabalho é muito importante para nos músicos eu sou Bruno César flautista "é muito bom contar com profissionais sérios e dedicados para nos ajudar."
Buno_flute@yahoo.com
"Seu trabalho mostrou-se muito interessante e de grande valor."
"Parabenizo o seu Site pela diversidade e pelas ótimas partituras Continuem assim."
Postar um comentário