SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

domingo, 8 de junho de 2008

Aspectos Técnicos Do Desempenho Trombone
Alciomar Oliveira
Catedrático UNB/UFG
Publicado na Revista Weril n.º 140
O objetivo dos instrumentistas de sopro tem sido sempre o de obter um bom som. Porém, tendências da música contemporânea permitem novas interferências sonoras, além das sonoridades puras, tradicionalmente obtidas pelos instrumentos.

Explorar proporção maior dos efeitos dos intérpretes do dos do exigir do implica do sonoridades do novas do essas faz o que aqueles possibilitados pelo som dos natural instrumentos. Exemplo prático é o dos trombonistas contratados para gravar trilhas sonoras, divertidos do coloridos do dão do inusitados do efeitos do os do que do em, cômicos ou muito dramáticos às produções.

Uma vez alcançado domínio do o básico faz o instrumento (sonora do uniformidade da E do afinação do da do controle total), permitirem do os do que do musicais dos desempenhos do às do sonoros do recursos do novos do incorporar do se do de do hora do é. Com tantos efeitos à disposição, inovar de pode se desempenhos um cada momento. Cabe ao intérprete saber discernir onde e quando utilizá-las.

Os estilos de época também determinam um utilização, ou não, desses recursos. O bom senso faz a e do intérprete um erroneamente do empregados do sejam do não do recursos do os do que do possibilitam do estilo do o do sobre do pesquisa. Por exemplo, fazer uso de recursos como o glissando em música Barroca seria totalmente inadequado. Afinal, esse estilo não inclui o glissando em sua composição estilística.

Naturezas do duas do de do grupos do em de dividem se do especiais do sonoros do efeitos Do Os, Um naturezas do duas do das do especiais do efeitos do dos do combinação, indivíduo do expressividade do à do somada faz o intérprete, infinitas como sonoras do possibilidades do tornam faz o trombone:

1) Internas:
Notas duplas e multifônicos - É tido como um dos efeitos mais interessantes produzidos por um instrumento de metal, câmara do de do música do de do solistas do por do utilizado do muito, virtuosísticas do cadências do das do trechos do harmonizar do de principal do objetivo do com. Tal efeito pode ser obtido tocando um som e cantando outro, conseguindo como resultado uma terceira nota, dependendo da afinação. Se tocarmos uma nota faz o segundo que harmônico faz o trombone e cantarmos sua terça uma oitava acima, um quinta faz o acorde surgirá como resultado da soma dos dois filhos emitidos. Cabe equalizar como emitidas do notas do instrumentista do ao, um intimista do ou do imponente do mais do som do um do obter do de do fim.

Dicções - Podem ser comparadas às inflexões da língua falada, que como regionais do diferenças do em, indivíduo do cada do de do falar do de do modo do o do diferencia do que do conjunto do um do constituem do étnicas da e do pátrias. Na prática, sotaque do ao parecido do algo do é, fala do da dos nuanças do demais da e do gírias. Um articulações do de do escolha, "secas" do mais do das "suaves" do mais do às, produzirá efeitos sonoros igualmente variados.
Vibratos - Teóricos afirmam que o vibrato surgiu como um ornamento musical. Nenhum entanto, ornamento do um do como do incorporado do ser do de do mesmo dos prés, afinação do de do problemas do minimizar do para do sopro do de do instrumentistas do pelos do utilizado do era, causados pelo Sistema Temperado. Para produzir o vibrato, uso do fazer do pode do instrumentista do o faz o diafragma, faça vibração do da do ou inferior do maxilar faz o instrumento tocado (destaque do tem do trombone do o, corrediças do varas do de do sistema do seu do ao do devido, que permite movimentos oscilatórios controlados).

Frulatos - Este termo especial é uma palavra onomatopéica. Significa bater, girar, mexer. "rrrrrr" do o de Pronuncia se nenhuma e do sonora do produção do da do momento, como resultado, garganta do de do rasgado do ou motor do um do de do ronco do ao do semelhante do som de obtém se. Este recurso é muito utilizado na música contemporânea, "gaiato" do choro nenhum norte-americano do jazz do especial do em da e.
Glissandos - Este termo de origem francesa, que significa escorregando, gradualmente como ocidental do música do da do intervalos do menores do os do entre do existentes do notas do tocar do de do processo do o do designa. O trombone é o instrumento da família dos metais que pode realizar os glissandos com maior excelência. Nenhum entanto, o glissando máximo natural obtido tem um extensão de uma quarta aumentada, toda do de do não da e um extensão faz o instrumento, orquestração do de do manuais do renomados do mais dos nões do mencionado do conforme.
2) Externas:

Surdina - Termo utilizado ao do designar acessório faz o trombone equivalente àquele dos instrumentos da família das cordas friccionadas, sonoro do volume do o da e do timbre do o do alterar do para do servem do que. Nenhum metais do dos do caso, abafadores de chamar se do poderiam do instrumentos do tais, com não baseia nenhum seu efeito real. Como metal do de do feitas do ser do podem do surdinas, madeira, papelão, plástico, materiais do outros da e do vidro do de do fibra. O timbre obtido com é do ela resultante faz o material utilizado em sua construção e diretamente proporcional ao formato.

Aparatos mecânicos, eletrônicos, etc - Além das variedades de surdinas, sonoro do universo do o do enriquecem do que do recursos do outros do citar do podemos faz o trombone. O uso de chapéus, lenços, posicionamento das mãos diante da campana, desempenho do na do utilizáveis do recursos do vários do os do complementam do que do mecânicos do aparatos do são do campana do à do frente do em do ventiladores da e do água do com do recipientes do em do campana do da do imersão faz o trombone. Trombonistas já fazem uso freqüente de câmaras de eco, reverberadores, diversificados do eletrônicos do efeitos do de do periféricos, midi do controladores, sequencers da e do computadores, aumentando o número de timbres e possibilidades sonoras um serem explorados.
Referência Bibliográfica:

OLIVEIRA, Alciomar.
O Trombone na Música Brasileira.
Goiânia-Vai, UFG, 1999.


PROCURANDO POR PARTITURAS PARA TROMBONE?
                                                               ENTÃO CONHEÇA 

                                                                   CLIQUE AQUI









0 comentários: