SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dicas para estudantes de música

Dicas para estudantes de música

O poder da música em transformar simples vibrações em sentimento faz com que, muitas vezes, ao ouvirmos uma música, queiramos fazer parte daquela obra. E a melhor maneira de fazermos parte dela é entendendo sua linguagem e participando de sua re-construção. Quando usamos um instrumento musical para tocar, nos tornamos parte da sua construção, pois o intérprete nada mais é do que o reconstrutor daquela obra.

Existem os mais variados motivos que fazem com que as pessoas decidam estudar música, e esse início pode se dar em qualquer etapa da vida. Quando criança, muitas pessoas começam os estudos musicais por decisões da família ou por algum talento demonstrado em casa. Na adolescência os ídolos é que muitas vezes nos aproximam do estudo musical. Já adultos geralmente é por uma paixão escondida que fica latente por anos até uma decisão de que é hora de começar os estudos musicais.

Qualquer que seja o motivo, aos nos tornarmos alunos de música entramos para um seleto grupo admirado por muitos na sociedade. Os mais recentes estudos em psicologia, neurolingüística, cognição e outras ciências trazem à tona vários benefícios aos que se propõe dominar essa linguagem complexa que é a música.

Música é linguagem, música é arte e, para dominarmos todas as facetas desta complexa atividade, é necessário nos dispormos a aprender seus códigos, dominá-los e deixarmos a criatividade e o talento guardado dentro de nós fluir através de um instrumento musical.

O primeiro passo é buscarmos um bom profissional ou uma boa escola de música. Mesmo aqueles privilegiados, com ouvidos de deuses, que ao ouvirem uma música já saem tocando tudo, eu aconselho a esses também conhecerem bons profissionais e boas Escolas de Música, para que todo o seu potencial seja explorado e lapidado, pois sempre temos algo a aprender com a experiência de um profissional.

Agora para nos tornarmos bons alunos de música algumas coisas são necessárias e importantes para trilharmos esse caminho de sucesso:

1 - Gostar de ouvir e querer tocar tudo aquilo que gosta de ouvir. Conhecer novos estilos e culturas musicais e estar aberto ao novo e ao desconhecido.

2 - Fazer aquilo que seu professor recomenda. Os melhores alunos são aqueles que ultrapassam a linha de aluno e viram discípulos de seus professores, transformando suas orientações em leis.

3 - Estudar todos os dias, mesmo que sejam apenas dez minutos. O contato diário com o instrumento e com a linguagem musical é que dará fluência na sua música. Sentir falta e até saudades do instrumento quando ficar longe dele. Ter dia e horário marcado para exercitar seus estudos e não deixar somente para quando sobrar tempo, pois ninguém quer sobras, nem a música.

4 - Ter um material organizado, com cadernos de anotações. A organização poupa seu tempo de estudo, e as anotações deixam os comentários dos professores sempre a mão.

5 - Não faltar às aulas. Sempre digo que pior que não estudar é faltar nas aulas semanais. Faltar aulas causa desânimo e faz com você estude cada vez menos.

6 - Tocar para outras pessoas sempre que possível. Tocar para a família, amigos, vizinhos faz com que dominando nossas emoções, possamos ter controle sobre as nossas limitações e adquirir facilidade de tocar em público.

7 - Ter um local apropriado para estudar. É ideal que o local que você escolha para instalar seu instrumento seja um local agradável para estudar e que não atrapalhe a rotina da casa, mas que esteja sempre preparado para recebê-lo. Tenha sempre a mão equipamentos que podem ajudar na qualidade do seu estudo, por exemplo, um aparelho de som sempre é útil, como também, papel, lápis, borracha para não tirar você da concentração do estudo.

8 - Explorar seu instrumento de todas as formas possíveis, transformar o instrumento no melhor companheiro do dia a dia. Muitos instrumentistas fazem do instrumento um prolongamento do seu próprio corpo, isso é o ideal.

9 - Tocar em grupo sempre que possível. Tocar em conjunto faz o aluno ter uma outra visão do que é a prática do instrumento, juntar pessoas com o mesmo objetivo de tocar parece fácil, mas exige muitas qualidades individuais e do grupo.

10 - O mais importante de tudo é fazer todas essas etapas de maneira FELIZ, AGRADAVÉL, com SATISFAÇÃO. Não tornar isso obrigações, mas rotinas importantes que o farão um ótimo aluno de música e qualquer professor o desejará como aluno.

Espero que estas dicas possam ajudar você a se tornar um aluno de música cada vez melhor e com isso seu talento e sua musicalidade sejam aprimorados a cada dia.

Um abraço,
Prof. Marcos Milléo
Coordenador da Mozart.som

Fonte: http://www.mozartsom.com.br/05artigos_00detalhes.php?artigo_id=41

1 comentários:

Unknown disse...

Fiquei feliz em ler meu artigo em seu blog, obrigado, escrevi esse texto pensando que todos podem fazer música e serem mais feliz.