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"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


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domingo, 16 de novembro de 2008

RESPIRAÇÃO

O simples fato de soprar não significa produzir som. Para que a emissão seja correta, com fluidez e perfeição necessárias à boa execução de uma obra, é indispensável, além do domínio da técnica da embocadura um perfeito conhecimento da respiração.

A respiração mais recomendada para os instrumentistas de sopro é a diafragmática. Ela permite a execução de longas frases, o aumento da amplitude do som e a emissão afinada das notas em pianíssimo na região aguda, porque graças a ela os pulmões podem desenvolver toda a sua capacidade e o diafragma pode impulsionar de maneira mais controlada a coluna de ar.

Se observarmos alguém deitado em decúbito dorsal, notaremos que a sua respiração é naturalmente diafragmática.

Inspiração:

A) Inspiração em três fases.

- De pé ou sentado, com o busto e a cabeça erguidos, exalar todo o ar que puder, contraindo o diafragma, como se este fosse um fole. Imaginar que os pulmões estão divididos em três partes: base, parte média e parte superior.

- Inspirar lentamente pelo nariz sem levantar os ombros, enchendo primeiramente a base.

- Deter a inspiração por alguns segundos e continuar enchendo a parte média.

- Deter novamente a inspiração e encher finalmente a parte superior até esgotar a capacidade pulmonar.

Repetir este exercício várias vezes, até conscientizar o seu mecanismo.

B) Inspiração numa só fase.

- Inspirar lentamente pelo nariz, enchendo primeiramente a base, em seguida a parte média e finalmente a parte superior, até esgotar a capacidade pulmonar.

Expiração:

Exalar lentamente pela boca contraindo o diafragma e os músculos intercostais. À medida que o ar vai sendo expulso, estes voltam à posição de repouso, empurrando a coluna de ar.

Para melhor compreensão desse mecanismo comparar o tórax a um cilindro aberto o diafragma seria representado por um pistão que se desloca de baixo para cima dentro desse cilindro, (fig.01).


. . . . . . . FIM DA EXPIRAÇÃO

______ POSIÇÃO DE REPOUSO

_ _ _ _ FIM DA EZPIRAÇÃO


Outro exemplo seria comparar o trabalho do diafragma com os movimentos de um fole, (fig.02 e 03).

. . . . . . . FIM DA EXPIRAÇÃO

______ POSIÇÃO DE REPOUSO

_ _ _ _ FIM DA EZPIRAÇÃO

É aconselhado ao aluno, antes de pegar o instrumento, praticar estes exercícios durante alguns minutos num local bem arejado.

Exercícios respiratórios sem o instrumento.

Estes exercícios têm como objetivo aumentar a capacidade pulmonar. Por esta razão, é indispensável praticá-los regularmente.

Exercício 1:

Este exercício deve ser feito inicialmente deitado em decúbito dorsal, a fim de melhor sentir e controlar os movimentos do diafragma é conveniente colocar um livro pesado sobre o ventre.

Uma vez compreendido o mecanismo do exercício, prossegui-lo de pé da seguinte maneira:

A) Colocar a palma da mão sobre o abdome, bem abaixo das costelas.

B) Inspirar lentamente pelo nariz. Dever-se-á sentir que o diafragma empurra a mão.

C) Continuar inalando lentamente, expandindo o tórax, de maneira a inspirar uma boa quantidade de ar.

D) Sustentar a respiração por alguns segundos.

E) Exalar lentamente pela boca.

Exercício 2:

A) Proceder como nos três primeiros itens do exercício 1.

B) Exalar lentamente, interrompendo a expiração com freqüentes pausas, a fim de fortalecer os músculos empregados no controle da coluna de ar.

Exercício 3:

A) Sentado ou em pé inalar lentamente ora pelo nariz ora pela boca.

B) Esgotada a capacidade pulmonar, reter o ar durante alguns segundos.

Exercício 4:

A) Inalar rapidamente pela boca.

B) Exalar lenta e constantemente pela boca, produzindo o som correspondente a um “S” prolongado (SSSSSSSSS.......), desta forma será mais fácil verificar a regularidade da expiração.


Exercício da vela:
S
oprar a vela a uma pequena distância ( cerca de um palmo) sem deixa-la apagar, e mantendo-a em equilibrio na posição oblíqua.





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