SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

domingo, 20 de janeiro de 2008

O USO DO VIBRATO NO VIOLÃO

Daniel Wolff

O vibrato é uma importante ferramenta na interpretação de uma obra. Tanto na música erudita como na popular, o vibrato pode ser usado para destacar ou alterar a sonoridade de uma nota, dando maior interesse à interpretação. Basta observar com atenção os instrumentistas de arco (violinistas, violoncelistas) para perceber o proveito que estes músicos obtêm do vibrato. Curiosamente, apesar do vibrato ser facilmente realizado no violão, poucos violonistas dão a ele a atenção merecida durante o estudo do instrumento. Este artigo visa fornecer algumas informações sobre o vibrato no violão, bem como sugerir possíveis exercícios para dominar a sua mecânica.
Existem dois tipos de vibrato no violão, ambos realizados pela mão esquerda:
1. Vibrato longitudinal: A mão alterna movimentos para a direita e a esquerda no sentido longitudinal da corda, alterando o som para o grave e o agudo respectivamente.
2. Vibrato transversal: O dedo alterna movimentos para cima e para baixo, num ângulo de noventa graus em relação `a corda, alterando o som para o agudo em ambas direções do movimento. Geralmente é reservado para as primeiras casas do braço do violão, nas quais o vibrato longitudinal dá poucos resultados.
A velocidade do vibrato é variável de acordo com a velocidade e o caráter do trecho musical em questão. Passagens rápidas e enérgicas requerem um vibrato rápido, enquanto passagens lentas e melancólicas prestam-se mais ao vibrato lento. Portanto, é de fundamental importância para o violonista poder controlar a velocidade do vibrato.
Este controle pode ser facilmente adquirido e desenvolvido através de exercícios técnicos. À guisa de exemplo, o leitor encontrará abaixo duas sugestões de exercícios. O primeiro exercício, que deve ser praticado com todos os dedos da mão esquerda, apresenta o vibrato com ritmos progressivamente mais rápidos, de forma a permitir o domínio de diversas células rítmicas na execução. O mesmo exercício pode ser aplicado a acordes de duas a quatro notas, em diversas posições no braço do violão. Para uma maior precisão rítmica, é recomendável praticar com metrônomo.
Um freqüente problema para os estudantes de violão é aplicar o vibrato a várias notas sucessivas de uma melodia. Geralmente, há uma tendência a interromper o vibrato momentos antes da mudança de nota. O segundo exercício visa assegurar um vibrato contínuo em dois ritmos diferentes, quiálteras e semicolcheias. Ao prática-lo, deve-se concentrar em evitar interrupções no vibrato durante as mudanças de notas. É aconselhável que o leitor crie também suas próprias variantes deste exercício, alternando dedos e cordas não adjacentes, incluindo saltos para outras posições, etcetera. Para obter sugestões de outros exercícios, sugiro consultar professores e métodos de instrumentos de arco, nos quais exercícios para o domínio do vibrato são freqüentes.
Uma vez dominada a mecânica do vibrato, o violonista terá à sua disposição uma importante ferramenta para dar maior requinte à interpretação. O vibrato não apenas serve para ressaltar o caráter de uma passagem, como também auxilia na obtenção de interessantes efeitos. Por exemplo, em uma nota ou acorde de longa duração, um vibrato progressivamente mais rápido cria a ilusão de um crescendo, efeito impossível de obter em instrumentos de corda pulsada como o violão. Da mesma forma, no acorde final de uma frase, pode-se usar um vibrato progressivamente mais lento, contribuindo para destacar sua função conclusiva. As possibilidades, enfim, são infinitas. Cabe ao leitor fazer bom uso de sua criatividade para obter o melhor proveito do vibrato, elevando o nível de sua execução.




0 comentários: