SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Expressão Musical III


Expressão Musical III

Mônica Giardini
Maestrina da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
Publicado na Revista Weril n.º 125

Ligaduras
O maior obstáculo para uma boa interpretação é o fato de alguns estudantes tocarem muito forte, com ênfase em todas as notas e sentirem-se satisfeitos com isso. Eles nunca educaram seus ouvidos para o que é correto e artístico. A conseqüência dessa errônea satisfação é que a quase impossibilidade de o professor corrigir esta falha. Não é exagero. Com experiência própria, percebo que, por mais que o ensinemos, esse aluno que não adquire o hábito de ouvir boas interpretações permanece com a satisfação de tocar todas as notas fortes. Essa é uma característica que ocorre principalmente nos alunos de instrumentos de sopros.
Para resolver isso, o primeiro passo é desenvolver o hábito de ouvir grandes intérpretes, incluindo grupos vocais e, se possível, acompanhando com a partitura, para se observar a expressão de cada nota.

O aluno atento observará que as regras básicas sobre ligaduras, a seguir, aparecerão com muita clareza nas boas interpretações.

1) Ligadura de notas iguais

Quando duas notas de mesma altura são ligadas, a segunda deve receber quase o mesmo volume da primeira.



2) Ligadura de notas de alturas diferentes

Quando duas notas de alturas diferentes estão ligadas, a segunda deve receber menos volume que a primeira, independentemente do intervalo ser ascendente ou descendente.



Partindo-se dessas duas regras básicas, o próximo passo é distinguir o esqueleto da música, ou seja, as notas que realmente são importantes para a melodia das que são acrescentadas para enriquecê-la.

No exemplo a seguir, veremos que as notas ligadas são pronunciadas, pertencendo à melodia básica.



Na mesma melodia, podem ser acrescentadas notas para enriquecê-la. Estas deverão ser tocadas mais leves e com acentos reduzidos em relação às notas principais.



Seguindo os fundamentos acima e os de redução de valores já estudados em capítulos anteriores, este Allegro Marziale deve soar como se estivesse sido escrito assim:



Repare que as primeiras notas das ligaduras são mais pronunciadas e as segundas mais curtas, assim como as colcheias pontuadas e também as semínimas (neste caso, por se tratar de uma passagem em staccato e em tempo rápido).

O músico que só se preocupa em tocar notas e não conhece esses pré-requisitos de interpretação tocará esta melodia assim:



Infelizmente, é comum ouvir estudantes tocarem como no exemplo anterior, ou seja, pesado e tudo forte. Isso só mudará, como já dissemos, quando eles desenvolverem o gosto pela boa interpretação e o respeito por cada detalhe da música.
Fonte: www.weril.com.br

0 comentários: