SEJA BEM VINDO, NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ MILHARES DE ARTIGOS RELACIONADOS A MÚSICA.


"PARA SE TORNAR UM BOM MÚSICO É NECESSÁRIO UM POUCO DE TALENTO E INSPIRAÇÃO, MUITO ESTUDO E PERSEVERANÇA, HUMILDADE PARA RECONHECER AS SUAS DEFICIÊNCIAS E MUITO ESFORÇO PARA VENCE-LAS".


______________________"BOHUMIL MED"____________________


=== PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS =====

===   PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS  =====
PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

ARTIGOS SOBRE MÚSICA

***** PARTITURAS PARA TODOS OS INTRUMENTOS ************

ESTA SEM TEMPO PARA BAIXAR? ADQUIRA JÁ O SEU.

- Mais de 30 métodos para Flauta tudo em PDF.

- Milhares de partituras eruditas em pdf.

- Playbacks para tocar acompanhado.

- Partituras de musicas populares em formato Encore.

R$29,90 COM FRETE INCLUSO

== CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PELO MERCADO LIVRE.

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE ====

==== COMPRE SUA COLEÇÃO AGORA - MERCADO LIVRE  ====
MERCADO PAGO

* * Aprenda a fazer download no 4shared.

=============MUSICALIZAÇÃO INFANTIL====================

==>postagens<==

Postagens populares

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Dicas para quem toca ou deseja tocar instrumento de sopro


Dicas para quem toca ou deseja tocar instrumento de sopro
Data: Quinta, 28/12/2006 as 15:12:32 BRST
Tópico: Carreira

Se você já toca ou está iniciando seus estudos, aqui estão algumas dicas que lhe serão muito valiosas.

O primeiro grande segredo é que não existe dificuldade que não seja superada. Basta para isso, dedicação.

A persistência é a grande virtude daquele que deseja tocar um instrumento musical, pois haverão momentos em que a convicção fraqueja e são exatamente nesses momentos que deve ser mais reforçada. Para isso, nada melhor do que ouvir músicas com o instrumento de sua predileção interpretadas por músicos famosos, especialmente músicas alegres, que lhe transmita energia, vibração. Você se sentirá renovado e disposto a continuar ou retomar seus estudos.

O exercício prático é essencial para educar o ouvido e a familiarizá-lo com o instrumento. quanto maior familiaridade com ele e com o som que ele produz, mais fácil e melhor será o seu desempenho, portanto pratique sempre!

Vamos começar pelo instrumento.

ESCOLHA DO INSTRUMENTO

Procure pelo instrumento e pelo modelo que mais se encaixa com o estilo musical de sua preferência.

Após escolhido qual instrumento deseja tocar, procure obter informações, de preferência não dos vendedores, sobre os tipos de cada um dos instrumentos, da marcas e modelos disponíveis no mercado, levando em consideração não apenas o nome, procedência e tampouco a aparência, mas sim o estado geral, no caso de instrumentos usados.

No início, é preciso gastar pouco dinheiro para ter um instrumento, pois no início não fará tanta diferença, já que o objetivo no momento é aprender a tocar. Depois de algum tempo, você passará a conhecer melhor sobre o instrumento e saberá exatamente o que e qual instrumento adquirir, seja pela satisfação de ter esse ou aquele, ou simplesmente porque o que você escolheu lhe satisfaz. O mesmo se aplica aos acessórios

AH! Uma coisinha muito importante! Quem faz o som, é o instrumentista, não o instrumento, ok? Já se viu por aí gente tocando em instrumento de bambú e tocando melhor do que muitas pessoas que gastaram muito dinheiro em instrumentos de grife. Como o próprio nome diz, ele é um "instrumento", uma ferramenta através da qual você expressa sua "arte". A capacidade é sua, esteja usando o isntrumento que for.

Uma boa dica antes de comprar um instrumento, seja ele novo ou usado: Procure tocá-lo! Se ainda não sabe, leve alguém que possa tocar, analisar e avalizar a compra ou não. Se a compra for pela internet, mesmo assim não deixe de ter uma ou mais opiniões a cerca do que está com vontade de adquirir.

Faça uma boa pesquisa, pois os preços poderão variar muito. Cuidado! Um instrumento muito barato pode esconder duas coisas. Ou ele está ruim demais ou é roubado. Pesquise as lojas próximas, o catálogo telefônico, sites de vendas, dicas de amigos que já adquiriram um instrumento, enfim e seja como for, não compre o primeiro instrumento que vir.

Se for comprar um instrumento usado, preste bastante atenção nos detalhes, por pequenos que possam parecer, pois pequenos detalhes podem custar caro, no momento de repará-los. De preferência, leve alguém que conheça do assunto, para fazer essa análise.

Não se empolgue! Você já decidiu comprar um instrumento, então não tenha pressa, pois um instrumento ruim pode estragar os seus sonhos. Se for o caso, opte por um instrumento novo, mesmo que "dito" como inferior.

EMBOCADURA

Você já tem seu instrumento de sopro, então está na hora de tocar, mas para isso descontraia-se antes. Faça exercícios de alongamento, e de respiração. Isso ajuda a descontrair e relaxar. Não apele, de maneira alguma a drogas ou álcool. Isso só irá piorar a sua vida em todos os aspectos.

Se você optou por um instrumento de palheta, quando for tocar, lembre-se de estar sempre, com os lábios relaxados, controlando a embocadura para que não force especialmente o lábio inferior contra a palheta. Além de errado, pode machucar.

Se sua escolha foi por um instrumento de bocal, quando for tocar, lembre-se de estar sempre, com os lábios relaxados, controlando a embocadura para que não force os lábios contra o bocal. Além de errado, pode machucar. Para se tocar instrumentos de bocal não é necessário força, mas jeito.

Uma embocadura correta influencia diretamente no progresso de um músico instrumentista de sopro. Assim como uma embocadura correta influencia beneficamente, uma embocadura errada pode acabar com uma carreira promissora, antes mesmo dela começar.

O principal exercício para uma se obter uma embocadura madura e consistente e fazer sempre que possível exercícios de notas longas.

SUGESTÃO:Se seu insrumento for de bocal leve o bocal para todo lugar e faça esse exercício sempre que possível, mesmo que só com o bocal. O mesmo se aplica aos instrumentos de boquilha e palheta. Tenha um conjunto desses, sobressalente, só pra levar pra lá e prá cá e exercitar em todo lugar possível. A função desse exercício não é diretamente o som, mas sim exercitar os músculos da face, do entorno da boca, para que ganhem tonicidade suficiente para manter uma nota "firme", por exemplo, além de um contínuo e longo período em que se estiver tocando. Outra coisa é que, não precisa fazer esse exercício a plenos pulmões não, é baixinho, pianinho como se diz, só pra você mesmo. Tente fazer um som contínuo, constante, sem oscilações.

O exercício de notas longas melhoram seu som e, o que é mais importante, o mantém sempre em de boa qualidade. Taí um exercício que você deve fazer sempre que possível. Sempre!

Com esse exercício, atingir as notas mais altas e mais baixas do insrtumento se tornarão tão simples e naturais quanto qualquer outra.

RESPIRAÇÂO

Instrumentos de sopro exigem bastante da musculatura facial e da abdominal e dentre esses últimos está o diafragma. Para exercitá-lo e assim melhorar seu sopro, pratique o seguinte exercício:

1. Coloque um guardanapo de papel na parede na altura de sua boca;
2. Sopre em direção a ele não deixando-o cair.
3. Faça este exercício por 5 minutos diários. Não é preciso mais do que isso.

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO! O ar sai pela boca, mas o que assopra mesmo, o nosso "fóle" são os pulmões e o diafragma. É o diafragma que faz o ar sair. Ele pressiona os pulmões e o ar sai. Não faça força com a boca, como se fosse assoviar. Coloque o bocal, ou a boquilha, conforme o caso, nos lábios, de maneira natural e sopre com o diafragma.

Como faz isso? Simples! Inspire, fazendo com que a barriga infle como um balão. Isso mostra que você estará enchendo os pulmões de verdade, a ponto deles empurrarem o diafragam para baixo e com ele todos os demais órgãos, agora prenda a respiração e contraia os músculos do abdômem. Perfeito! Vá deixando o ar sair pelo bocal, ou boquilha mesmo que somente saia "vento". Continue soprando e aumente a pressão "dos músculos do abdômem" de forma a sair mais ar e o som surgirá!

Se quiser que o volume seja alto, faça mais pressão nos músculos, se desejar tocar baixinho, faça pouca pressão.

Não espere o ar acabar para somente depois tornar a respirar. Aproveite os pequenos intervalos que existem na música ou nos exercícios para dar aquela respirada rápida e mantenha sempre ar nos pulmões.

Esses exercícios farão com que toque da maneira correta, não machuque os lábios, respire melhor, toque mais facilmente e mais naturalmente e por fim, fará com que o seu som seja muito melhor.

Esse método de respirar é natural, quando somos bebês, depois acabamos adotrando outra forma de respiração, mas ela é natural, só precisa ser reaprendida e para isso basta exercitar.

Mais sobre respiração, visite o tópico "Saúde", aqui no saibamusica mesmo.

AGILIDADE

Trabalhe a agilidade dos seus dedos exercitando a escala cromática, mas estude assim: Inicie do ré grave e suba duas oitavas, sempre cromaticamente, ou seja, de meio em meio tom. Procure levantar o mínimo possível os dedos, de preferência mantenha-os sempre em contato com as chaves, mesmo sem pressioná-las. Comece bem devagar, prestando muita atenção na posição dos dedos e vá acelerando os exercícios gradativamente até obter a agilidade necessária para tocar uma música bem rápida. Isso não se consegue da noite para o dia, levará muito tempo para conseguir isso, mas é imprescindível.

LEMBRETES

Os grandes solos começam sempre com uma simples nota.

Os grandes nomes não nasceram grandes, fizeram-se, após muita persistência e dedicação, por mais talento que tivessem.

Só esteja preparado, pois o sucesso depende só 10% do talento, os 90% restantes são de pura transpiração e não é de um dia ao outro, é sempre!

Pronto! Você já sabe todo o necessário para iniciar seus estudos.

3 comentários:

wanessa sempre linda disse...

cara eu amei esse blog,tirei todas as minhas duvidas,me ajudou a berça...vlw mesmooo..um abraço pra toda galera q segui carreira..

wanessa sempre linda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado